Integrantes do Nea-Trilhas participam da Caravana Agroecológica e Cultural do Sertão do Araripe

25 de fevereiro de 2016

Quem somos

Sala Virtual

Fórum


Foto: Acervo Nea-TrilhasFoto: Acervo Nea-Trilhas

Os estudantes do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e bolsistas do Centro de Agroecologia (NEA-Trilhas) Erivaldo Santiago de Jesus e Francicley Carneiro Santiago, juntamente com o técnico agrícola Flávio Costa Cruz Silva (NEA-Trilhas) e o colaborador do Centro e agricultor familiar Francisco Marques dos Santos, da comunidade Campos, em Amélia Rodrigues (BA), participam a partir dessa quinta-feira, 25, até a sexta, 27, da Caravana Agroecológica e Cultural do Sertão do Araripe. A presença dos integrantes é uma oportunidade para conhecer outras experiências em Agroecologia no Nordeste, além de vivenciar melhor a metodologia.

Na manhã da quinta-feira, 25, a abertura do evento fica por conta da ONG Caatinga e a Plenária: contextualização e apresentação dos tipos de agricultura familiar no território. Após as discussões, serão realizadas visitas a campo na comunidade de Estaca, cortada pela estrada Transnordestina, às famílias vizinhas à fábrica de gesso no entorno e ao assentamento Milagres para conhecimento da experiência de luta pela terra, atingida por gesso, uso de agrotóxicos e problemas de regularização fundiária.

São esperadas cerca de 120 pessoas de todos os estados do semiárido brasileiro. O encontro, que segue até o dia 27, é uma iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a ONG Caatinga,  Rede Ater Nordeste, Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), inclui também a apresentação dos resultados do “Estudo de Viabilidade Econômica e Ecológica dos Agroecossistemas do Semiárido”, realizado em três agroecossistemas do território do Araripe. O Centro de Agroecologia (Nea-Trilhas) fica localizado na Estação Experimental Rio Seco em Amélia Rodrigues – BA.

 

Saiba mais sobre o evento:

http://www.agroecologia.org.br/2016/02/19/territorio-do-araripe-e-sede-da-caravana-agroecologica-e-cultural-que-reune-pessoas-de-todo-o-semiarido/

Voltar
UEFS EBDA CNPq MDA
Labe Integro Coopmel