Linhas de Pesquisa


Quem somos

Sala Virtual

Fórum


A insustentabilidade da agricultura moderna levou a uma busca de alternativas para a produção de alimentos. A partir desse momento, passou-se a observar os sistemas tradicionais de produção como fonte de saberes e práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.

Preocupação com a construção de uma consciência ecológica onde o grande desafio tem sido conciliar o desenvolvimento com a conservação ambiental e preservação cultural. O enfoque da conservação é a proteção e o desenvolvimento de processos ambientais sustentáveis. Sementes crioulas e Abelhas sem ferrão são os focos principais.

Envolvimento de segmentos de Povos e Comunidades Tradicionais na construção do conhecimento relacionado às práticas agroecológicas e seus processos de transição; assim como sua inclusão nas demais atividades do projeto.

Desenvolvimento de atividades de qualificação (presencial e à distância), pesquisa e extensão, além da criação e manutenção de um grupo de estudos em Agroecologia.

 

Utilização e observação dos usos de ambiente virtuais de comunicação como um instrumento de troca de saberes entre Pesquisadores, técnicos de Extensão Rural, Estudantes, Povos e Comunidades Tradicionais buscando otimizar seu uso às demandas identificadas.

Apoio e fortalecimento aos empreendimentos rurais conduzidos pelos sujeitos envolvidos, com o intuito de contribuir para a ampliação do número de unidades e empregos no meio rural.

O agroecossistema é adotado como unidade de análise, tendo como propósito, proporcionar as bases científicas para apoiar o processo de transição do atual modelo de agricultura convencional para estilos de agriculturas sustentáveis

UEFS EBDA CNPq MDA
Labe Integro Coopmel