Histórico

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica  (Nea-Trilhas), coordenado pela Dra. Marina Siqueira de Castro, surgiu através da aprovação da proposta apresentada à Chamada Pública MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq n. 81/2013 e da parceria formada entre Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desde 2012.

Nesse sentindo, o Nea-Trilhas tem como missão implantar um espaço de ensino, pesquisa e extensão alinhado às diretrizes das políticas públicas da PNAPO, PEATER e PNATER, integrando agricultores, povos e comunidades tradicionais, estudantes, professores, pesquisadores e agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Nea-Trilhas tem como principal área de atuação a Estação Experimental de Rio Seco - Centro de Referência em Agroecologia, no município de Amélia Rodrigues e conta com uma forte parceria com a Cooperativa dos Apicultores do Semiárido Baiano (COOPMEL) e as unidades da EBDA espalhadas pelo Estado: a Estação Experimental de Aramari, a Central de Laboratórios da Agropecuária (CLA), especialmente do Laboratório de Abelhas (LABE), de Solos e de Fitopatologia, as Gerências Regionais de Feira de Santana, Serrinha e Paulo Afonso, e os Núcleos de Agroecologia e Etnodesenvolvimento (Sede).

Voltar
UEFS EBDA CNPq MDA
Labe Integro Coopmel